top of page
Foto do escritorRafaela Silva - Psicóloga

Dicas para terapia

Atualizado: 14 de abr. de 2020



- Quer uma dica para aproveitar ainda mais o tempo da terapia? Chegue 15 minutos mais cedo que o seu horário para efetuar o pagamento da sessão/passar carteirinha/assinar a guia. Assim você não perde nenhum segundo do seu momento.


- Segue uma dica maravilhosa para aproveitar a terapia. Chegue mais cedo e pense sobre o que quer trabalhar na sessão daquele dia. Perdemos tempo no celular ou assistindo a um programa que não nos interessa, ao invés de já começar a entrar em contato conosco mesmo.


- Dica: Precisou cancelar? Avise com o máximo de antecedência que puder e já me proponha um outro horário que fica bom para você ainda naquela semana. Assim a gente não perde nenhum dia de cuidar de você!!


- A terapia, para realmente ser transformadora, deve ser mais do que os 45 minutos semanais. Durante toda a semana, aproveite para pensar sobre o que foi conversado, sobre a pergunta que não soube responder, sobre uma possível solução que foi esboçada naquele tempo. Dessa maneira, perceberá que este momento valerá ainda mais a pena!


- Dica valiosa: se a memória já não é mais como antes, anote os pontos que são importantes para você. Dessa forma, não perdemos nenhum momento do seu tempo precioso.


- Que tal esta dica: leu algo que tem tudo a ver com o que estamos conversando, assistiu a um programa/reportagem que resumiu os pontos que precisamos trabalhar, salve no seu celular/imprima e a gente pode ver juntos durante a sessão. Se é importante para você, também será para mim!


- Dica: fale da terapia na terapia! Dúvidas, sugestões, elogios e reclamações podem e devem ser trabalhados neste momento. A cada sessão, construo um pouco mais de você, mas sem dúvida, você pode me balizar com a sua experiência. Pense nisso!


- Dica: tente solucionar ao máximo as necessidades fisiológicas como fome, sede, vontade de ir ao banheiro, dor, sono, cansaço extremo antes de ir para a sessão. Ninguém consegue pensar sobre a vida com qualquer uma destas situações gritando internamente, né?


- Dica: na medida do possível, que a terapia tenha o dia, horário, local e profissional que lhe favoreçam. É muito importante que você se sinta confortável nestas quatro situações para poder pensar sobre a sua história com mais profundidade.

- Dica: Seja o mais sincero e verdadeiro possível! O psicólogo é formado/treinado para não emitir juízo de valor sobre as suas ações, logo você não precisa impressioná-lo. Falar a verdade para ele significa assumir a mesma verdade para si mesmo!


- Dica: Como uma forma de que você se prioriza e o momento da terapia reflete este cuidado, não marque outros compromissos naquele dia e horário. Antes que uma falha com o profissional, é uma falha com você mesmo!



- Dica: Gosto sempre de dizer que nós somos um todo e que está tudo interligado. Portanto, o seu corpo fala muito sobre você e pode ser a chave para algumas situações em sua vida. Logo, se foi ao médico, se toma alguma medicação, se faz algum procedimento, conte na terapia. É mais uma maneira de eu ler a sua história, sob outro ponto de vista.



- Quando vier para a terapia, se analise como um ser biopsicossocialespiritualfinanceiropoliticolaboral.


É até difícil de ler, né? Pense-se como um ser que tem um corpo, que sente inúmeras emoções, que se relaciona, que crê em algo, que lida com dinheiro de alguma maneira, que está inserido em um contexto político/econômico, que trabalha dentro ou fora de casa. Na terapia, cabe tudo!

Aproveite para se analisar nos mais diversos âmbitos!


- Desligue ou coloque no silencioso todos os aparelhos que notificam ligações ou mensagens. Não permita que o mundo externo atrapalhe este momento que é só seu!





- A terapia é como a academia: quanto mais faltas/cancelamentos, menor é o rendimento; por outro lado, quanto mais faz, maior é o ganho. Não invente desculpas para o seu cuidado! Seja fiel e frequente!


- Está para receber alta, pensa em parar ou o convênio não liberou mais sessões, se organize uma semana antes para fazermos o fechamento. É importante fazermos uma avaliação do que foi este período para você!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page