A autenticidade é o reconhecimento daquilo que é real, permitindo uma vida mais magnífica, com relações harmoniosas e valores pessoais mais prósperos. Saiba como na matéria a seguir.
Gostaria de começar esse texto com uma pergunta inicial, antes de adentramos por essa temática. Quando você escuta essa frase: “Se estou sendo eu mesmo”, o que ela te remete. Apresento aqui alguns significados que surgem dessa mesma narrativa:
É possível não ser si mesmo?
Que existem pessoas sendo algo que não representa efetivamente o que elas são?
Que a autenticidade é um algo que precise ser reconhecido e validado pelos outros?
Carl Rogers, psicólogo desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa, define a autenticidade como sendo “seja sincero e congruente consigo mesmo, aceitando a si mesmo e buscando sempre o crescimento”.
Gosto muito dessa definição, uma vez que atrelo minha prática clínica norteado por essa definição, possibilitando ao indivíduo um caminho de uma maior aceitação de si mesmo. Acredito que todo processo começa por essa aceitação e com isso se ganha autenticidade, amor próprio, autoestima, autonomia, autoconhecimento e autoconfiança.
Encontrar a tão sonhada autenticidade é rasgar-se, abrir-se, aprofundar-se e se deparar com o que é real e/ou verdadeiro, não mais com a ilusão, com aquilo que é fantasioso. É uma descoberta extraordinária regada com muita consciência e compreensão. Na qual a mudança de mentalidade (Mindset) ocorre, transformando a necessidade esmagadora de que precisa constantemente de afirmação, pois compreende que quem precisa dessa afirmação é o ego e não o seu verdadeiro eu, chamado na Psicologia de self verdadeiro. A única pessoa que precisa afirmar algo para você, é você mesmo.
Descobrir as verdades sobre o meu eu, é como um caminhar por desertos, ruas escuras, jardins coloridos, tempestades, noites traiçoeiras, viagens incríveis, lugares encantadores e tantas outras comparações que podemos aqui citar. Incluo nesse texto algumas importantes verdades a serem consideradas: Seu eu é vulnerável, quanto mais exposto mais real ele se torna, ele tem limites, falhas, imperfeições, potencialidades, inseguranças, racionalidade e emoções.
Enquanto Psicóloga te convido a caminhar por 5 princípios da autenticidade:
1. Conheça a si mesmo: Esse processo é constante em nossas vidas, mas não desanime, a cada camada que você descobre, permite que sua vida seja muito melhor, libertando-se de crenças erronias sobre si mesmo, de padrões construindo por uma sociedade adoecida, de imposições que lhe foram apresentadas, de verdades que não lhe cabem, etc... Permitindo uma liberdade em vivenciar o “sistema” no qual somos regidos.
2. Enfrente suas emoções e pensamentos: Conhecer, entender e aprender a administras seus pensamentos e emoções, é um dos maiores desafios e dos dilemas da vida, o tal equilíbrio então razão e emoção, lembre-se que toda sua espontaneidade e originalidade cabe a você administrar, pois toda autenticidade carrega consigo a sua essência, aquilo que ninguém pode tirar de você, aquilo que é seu em particular, ou seja de modo singular.
3. Seja responsável: Assuma seus atos, as consequências de suas escolhas, tenha autoresponsabilidade, entenda que tudo o que você vive, é plantado por você mesmo.
4. Seja determinado: Lembre-se que você também tem o poder de renascer e transcender, assim como o processo de uma fênix. (O pássaro que, após a sua morte, entra no processo solitário de combustão para depois renascer de suas próprias cinzas). Note que nesse momento a resiliência é muito bem vinda.
5. Celebre quem você é: O amor mais sincero é o amor genuíno, permita ser amada por você mesmo. Comemore cada passo, cada evolução, todos os aprendizados, todas as conquistas e todas as descobertas, independentes do seu tamanho.
Por fim, concluo esse momento, trazendo aconchego para seu coração, em um reconfortante abraço, de acolhimento consigo mesmo. Sinta também o meu doce e apertado abraço, em consideração a você por chegar até aqui, isso quer dizer que você está indo pelo caminho mais adequado. Então, desejo a você que construa um olhar com mais carinho consigo mesmo e de muito amor genuíno. A autenticidade é o reconhecimento daquilo que é real, permitindo uma vida mais magnífica, com relações harmoniosas e valores pessoais mais próspero.
Sou a Amanda Yasmini, Psicóloga e Consultora. Me considero amante da mente humana, estudar esse indivíduo tão complexo e incrível, me fascina. Sou apaixonada por auxiliar as pessoas em seu processo de autoconhecimento e despertar sua autenticidade. Realizo atendimentos presenciais em Sorocaba/SP e Votorantim/SP e na modalidade on-line. Desenvolvo meus trabalhos com enfoque em autoestima, autoconfiança, desenvolvimento pessoal e profissional.
Instagram: @psiamandayasminiribeiro E-mail: amanda.yasmini@hotmail.com
Comments