Imagem: Camila Rosa/VivaBem
O segundo sintoma que os pacientes trazem com frequência é a palpitação/batimentos cardíacos acelerados/taquicardia/dor no peito. Na grande maioria das vezes, em uma crise de ansiedade, é comum as pessoas irem ao pronto socorro alegando que estão tendo um ataque cardíaco. Mas por que isso acontece?
Como a ansiedade é um sentimento natural frente a um perigo que me faz fugir ou lutar pela minha sobrevivência, imediatamente o meu cérebro prepara todo o meu organismo para isso. O coração batendo mais rápido movimenta mais sangue no meu organismo para ter esta resposta rápida para encarar este perigo ou correr dele.
Na vida real, a aceleração cardíaca ocorre em uma situação estressante devido a uma descarga de adrenalina, hormônio responsável por regular o sistema cardiovascular. Logo, o meu corpo interpretou que alguma situação recente pode ser um perigo para mim, ameaçando a minha vida ou estabilidade emocional e por isso esta descarga de adrenalina para me preparar. Porém, quando se trata de ansiedade, este perigo pode não ser real devido a este medo do futuro.
E o que fazer? Exercícios de respiração (por exemplo: respira por 4 segundos, prende 2 segundos, solta por 4 segundos; com os olhos fechados, de preferência em um lugar aberto e/ou tranquilo). Feche os olhos e respire lentamente. Isso acalma, relaxa e tira o foco do problema.
Outra sugestão é se acalmar e mudar o pensamento que vai estar te trazendo o medo de ter um ataque cardíaco. Aqui ressalto a importância de seus exames estarem em dia e descartar qualquer possibilidade de ser algo físico. Feito isso, racionalize: “Se eu estou bem de saúde, esta aceleração é a minha ansiedade e ela vai passar. Eu só preciso respirar e me acalmar”.
Mais uma dica: lembre-se do que aconteceu antes da taquicardia. Se houve um fator estressante ou de preocupação, é mais um motivo para ser ansiedade. Saia daquele ambiente, beba uma água, ouça uma música que lhe traga bem estar, fique perto de quem lhe traz segurança. Tudo isso irá acalmar e fazer seu coração bater no ritmo certo.
Portanto, a aceleração do coração pode ser tratada. Agora me conte: como está o seu coração? Alguma destas dicas já te ajudaram?
Obs.: 1 - Este post é apenas informativo e um recorte da realidade, portanto não dispensa, em hipótese alguma, a avaliação e diagnóstico de um profissional da saúde mental. Ele vai te ajudar a detectar se é um sintoma advindo da ansiedade ou de outra questão, inclusive física.
2 – Aqui é um recorte e o ideal é analisar de uma forma ampla.
3 – Tratar um sintoma é um paliativo. A indicação sempre será entender qual a causa e trata-la.
Comments