top of page
Foto do escritorRafaela Silva - Psicóloga

SINTOMA 3 – TREMORES E TENSÃO MUSCULAR


O terceiro sintoma mais comum são os tremores de mãos e pernas e a tensão muscular. Sabe aquela dor no pescoço ou ombros completamente enrijecidos? Pois é, pode ser um sinal de ansiedade. Mas por que isso acontece?


Como a ansiedade é um sentimento natural frente a um perigo que me faz fugir ou lutar pela minha sobrevivência, imediatamente o meu cérebro prepara todo o meu organismo para isso. Os tremores ou espasmos é a maneira de colocar todo o meu corpo em movimento para ter uma resposta diante do perigo que me ameaça.


A rigidez ou tensão muscular também é uma reação involuntária do corpo para enfrentar ou fugir do que está te dando medo. Como a cabeça do ansioso “prevê” todas as possibilidades de algo dar errado, nem sempre ela te prepara para algo real, mas que está apenas em sua mente.

E o que fazer? A atividade física pode te ajudar muito nestes momentos, mas como algo contínuo, um hábito saudável a ser incorporado. Desde uma caminhada em que você esteja em contato com a natureza (ou na esteira vendo um vídeo divertido ou clipe de música) até um exercício físico aeróbico mais intenso em você descarrega a tensão do dia a dia.


Outra sugestão é relaxamento ou massagem feita por um profissional ou aquele parceiro que faz um carinho no fim do dia. A acupuntura também pode ajudar, pois atua nos pontos que precisam ser tratados em relação à energia corporal.

Por fim, no momento da crise em que os músculos estão doloridos, vale paradas curtas ao longo do dia para fazer alongamentos que vão te ajudar a relaxar estes músculos. Mas lembre-se sempre: qual é o perigo que o meu corpo está querendo me avisar? Ele existe ou só está na minha cabeça? As dores nas costas também me lembram que os ansiosos “carregam o mundo” e claro que isso é pesado e dói. O excesso de preocupação com tudo e todos cansa e deixa tenso, mas isso é assunto para outro dia...

Portanto, os tremores ou tensão muscular podem ser tratados. Agora me conte: você é uma pessoa relaxada ou tensa? Alguma destas dicas já te ajudaram?


Obs.: 1 - Este post é apenas informativo e um recorte da realidade, portanto não dispensa, em hipótese alguma, a avaliação e diagnóstico de um profissional da saúde mental. Ele vai te ajudar a detectar se é um sintoma advindo da ansiedade ou de outra questão, inclusive física.

2 – Aqui é um recorte e o ideal é analisar de uma forma ampla.

3 – Tratar um sintoma é um paliativo. A indicação sempre será entender qual a causa e trata-la.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page