top of page
Foto do escritorRafaela Silva - Psicóloga

SINTOMA 4 – PROBLEMAS NA DIGESTÃO

GASTRITE, ÚLCERAS OU ALTERAÇÃO NO METABOLISMO, PROBLEMAS ABDOMINAIS, NÁUSEA, AZIA, REFLUXO, DIARREIA.

Outro sintoma muito comum é este grupo que está relacionado ao estômago e intestino. Os pacientes não têm todos ao mesmo tempo (ufa, ainda bem!), contudo pelo menos um é corriqueiro. Já deram até nome como Gastrite Nervosa. Mas por que isso acontece?

A náusea acontece porque, quando estamos ansiosos, o cérebro libera neurotransmissores para acordar o corpo e prepará-lo para responder a ameaças. Alguns desses neurotransmissores podem entrar no canal digestivo, desequilibrando a flora intestinal e por isso tantas consequências negativas neste aparelho digestivo.

Além disso, dizem que o intestino é o nosso segundo cérebro, ou seja, ele é bem mais do que apenas a digestão dos alimentos. Você sabia que 70% das nossas células imunológicas vivem no intestino? Por isso, quando ele funciona bem, temos uma imunidade boa para várias doenças. Por outro lado, quando está desregulado, é prejuízo.

É interessante pensar que a maior parte da serotonina do corpo, estima-se que uma proporção de 80% a 90%, é encontrada no trato gastrointestinal. Ela é um neurotransmissor que afeta muitas funções corporais. Sua concentração pode ser reduzida pelo estresse que influencia o humor e a ansiedade.

E o que fazer? O primeiro ponto aqui é uma alimentação saudável, rica e diversa para favorecer uma digestão mais leve e eficaz, sem causar mal estar ao nosso organismo. Evitar alimentos com cafeína, pimenta e açúcar, especificamente, e o consumo de álcool.


Outra sugestão é diminuir o estresse, pois estes sintomas e suas derivações vêm de estressores como alta carga de trabalho, apresentação em público ou na espera de uma resposta (de emprego ou de saúde, por exemplo). Mudança de pensamento, meditação, ioga, oração e ouvir uma boa música funcionam muito bem.


Outra dica: dormir bem. Zerar aquele dia e ter uma boa noite de sono ajuda a regular as funções gastrointestinais, acredite.

Portanto, os sintomas no estômago e intestino e suas derivações podem ser tratados. Agora me conte: como está a sua alimentação: é saudável ou ricas em besteiras? Alguma destas dicas já te ajudaram?


Obs.: 1 - Este post é apenas informativo e um recorte da realidade, portanto não dispensa, em hipótese alguma, a avaliação e diagnóstico de um profissional da saúde mental. Ele vai te ajudar a detectar se é um sintoma advindo da ansiedade ou de outra questão, inclusive física.

2 – Aqui é um recorte e o ideal é analisar de uma forma ampla.

3 – Tratar um sintoma é um paliativo. A indicação sempre será entender qual a causa e trata-la.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page